Translate

1 de novembro de 2012

VI Simpósio Regional de Educação Inclusiva




A Secretaria da  Educação de Ribeirão Preto, por meio da Coordenação de Educação Especial, promoverá no período de 5 a 9 de novembro de 2012, o VI Simpósio Regional de Educação Inclusiva.  O evento será realizado no Oásis Tower Hotel e oferecerá formação continuada a gestores e educadores da rede municipal de ensino, profissionais de instituições especializadas, escolas particulares e estaduais. São esperados cerca de 170 participantes de Ribeirão Preto e outros 25 municípios da região.

Segundo divulgado pela Secretaria Municipal da Educação, no primeiro dia do evento são esperados o promotor de Justiça dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Preto, Carlos César Barbosa; a procuradora da República do Estado de São Paulo, Eugênia Augusta Fávero, e a professora Rita Vieira de Figueiredo, da Universidade Federal do Ceará, que vão tratar dos Direitos das Pessoas com Deficiência e dos Fundamentos Legais e Pedagógicos para organização e oferta de AEE (Atendimento Educacional Especializado), respectivamente.

Polo Regional de divulgação e implementação da Educação Inclusiva, Ribeirão Preto participa, desde 2003, do “Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade MEC/SECADI”, por meio da Secretaria Municipal da Educação. O Programa tem como objetivo formar gestores e educadores para a disseminação da política de educação inclusiva nos municípios brasileiros, adotando como princípio a garantia de acesso, participação e desenvolvimento dos alunos com deficiência nas escolas comuns do sistema regular de ensino e oferta do atendimento educacional especializado.

O Atendimento Educacional Especializado é oferecido aos alunos com deficiência matriculados nas escolas regulares. Ele ocorre em período complementar, por meio das salas de recursos multifuncionais instaladas em 14 escolas da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto.

Este é o segundo Simpósio de Educação Inclusiva que promovemos em 2012 em Ribeirão Preto e será o último nesses moldes, pois, a partir do ano que vem, as ações estarão integradas com outras frentes da Diversidade, como por exemplo, Étnico Racial, Cultural, Sexual e EJA, o que dará uma abrangência bem maior ao trabalho de inclusão nas escolas”, informa a psicóloga Odete Hirota, da coordenação de Educação Especial da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário